Como Adotar o Veganismo

Foto por Eugen Kucheruk em unsplash.com

Hoje, é um bom dia para mudar

Podes retirar todos os alimentos de origem animal da tua alimentação de um dia para o outro, ou podes ir fazendo pequenas substituições diárias. O importante é não perder tempo para começar.

Há muitas mudanças que queremos fazer na nossa vida, mas acabam esquecidas quando nos rendemos à familiaridade e conforto das nossas rotinas. Adotar o veganismo é demasiado importante para se tornar em mais uma vítima do hábito.

Hoje, é um bom dia para começarmos a viver a nossa vida em concordância com os nossos princípios.

Como lidar com críticas?

Quando anunciares aos teus familiares e amigos que decidiste abraçar o veganismo por respeito aos animais, é normal que surjam algumas críticas e reprovações. Isto é espectável.

Não vale a pena irritarmo-nos ou ficarmos ofendidos. Por vezes, quem nos critica, fá-lo porque sente algum desconforto com as suas próprias opções. É uma boa oportunidade para mostramos compreensão.

Quando as críticas revelarem curiosidade, tenta explicar muito resumidamente os motivos pelos quais essas críticas não são válidas, sem entrar em sermões. Podes encontrar sugestões sobre como responder no FAQ.

Noutros casos, quando alguém estiver simplesmente a fazer um piada sobre veganismo (e há muitas piadas), basta sorrir e esquecer. Ou responder com outra piada.

O que comer? Comida sem sabor?

Ao contrário do estereótipo, uma dieta vegana não tem de ser uma dieta muito regrada e desenxabida. Nada disso. Afinal de contas, o sal, o açúcar e a gordura vegetal são ingredientes veganos e são os ingredientes que servem de base ao apelo da fast food. Podemos usar tanto ou tão pouco deles quanto nos apetecer.

Tens todo um mundo de saborosos alimentos veganos para descobrir e podes constatar que, ao invés de te limitares, podes expandir em muito os teus horizontes.

Para suavizar a transição, podes tentar manter as tuas receitas habituais, substituindo apenas os ingredientes de origem animal. Progressivamente, podes ir experimentado com novas receitas e novos ingredientes.

Existem montes de excelentes blogues e sites com deliciosas receitas veganas para te inspirares, à distância de uma rápida pesquisa.

Que produtos comprar?

O veganismo não se limita à dieta. Na altura de comprares produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupa, calçado e outros produtos de consumo, procura produtos que não sejam resultado de exploração animal.

Hoje em dia, já podes encontrar nos supermercados comuns alguma oferta de produtos de cuidado pessoal e de limpeza assinalados como veganos. Noutros casos, é necessário consultar a lista de ingredientes para verificar se há algum ingrediente de origem animal. Os nomes dos ingredientes são muitas vezes obscuros, sendo necessária uma pesquisa na Internet verificar se o ingrediente é vegano ou não.

No que toca à roupa e calçado, basta consultar a etiqueta para confirmar que apenas são usados materiais de origem vegetal ou materiais sintéticos.