Enquanto houver humanos a sofrer, é cedo para nos preocuparmos com os outros animais

Podes respeitar os humanos e os outros animais em simultâneo. Aliás, o respeito pelos direitos dos animais implica o respeito pelos humanos.

Alguns consideram mais urgente ajudar humanos do que ajudar animais, o que é uma opinião válida. Contudo, todos temos de comer e adotar o veganismo não afeta em nada a tua capacidade para ajudar os humanos. Afinal, se tens o altruísmo necessário para ajudar os humanos, porque irias causar desnecessariamente sofrimento aos animais?

Estranhamente, aqueles que criticam quem dedica o seu tempo a ajudar os animais, não criticam quem passa o o tempo a comentar futebol ou ocupado com qualquer futilidade. Se a crítica fosse honesta, ela teria de ser dirigida em primeiro lugar àqueles que não levantam um dedo para ajudar em causa nenhuma. Seja como for, cada qual tem a sua sensibilidade e propensão para determinadas causas. E, no que toca a injustiças, nenhuma injustiça é demasiado pequena para dever ser ignorada. Sempre que humanos e animais são vítimas de injustiças, o correto é ajudar a combater essas injustiças. Quem o faz, num caso e noutro, só merece o nosso louvor.