Qual é a relação entre veganismo e direitos dos animais?
Em termos simples, o veganismo e o respeito pelos direitos dos animais são a mesma coisa.
Quando falamos em direitos dos animais, falamos normalmente no mais básico dos direitos que um ser senciente deve ter: o direito a não ser tratado como um recurso descartável. Afinal de contas, um animal não é uma coisa, é alguém que sente e sofre. E isso é motivo necessário e suficiente para devermos algum respeito aos animais. O que é equivalente a dizer que os animais têm o direito a serem tratados com um mínimo de dignidade.
Ao incluir os outros animais na nossa comunidade moral, temos de admitir que é injustificável explorá-los e matá-los apenas para satisfazer o nosso paladar ou conveniência. E, ao contrário do que esta sociedade nos incute desde cedo, é absolutamente certo que não precisamos de alimentos de origem animal para sermos saudáveis.
Quando tomamos consciência de que a exploração e morte diária de milhões de animais assenta em falsos pressupostos (como supostas necessidades de saúde), desculpas esfarrapadas (como a manutenção da tradição) e motivos fúteis (como a satisfação do paladar), a única atitude coerente a tomar é adotar o veganismo.
O veganismo é a expressão prática do respeito pelos direitos dos animais. E trata-se simplesmente colocar em prática aquilo que sempre soubemos: que os outros animais são alguém que devemos respeitar.