A necessidade de suplementos de B12 mostra que o veganismo não é uma dieta adequada.

É compreensível que a necessidade de suplementação numa dieta vegana possa causar alguma apreensão inicial. Contudo, não é nada de especial – é apenas uma condição da vida moderna.

A vitamina B12 é uma vitamina criada por micro-organismos que existem naturalmente no solo – não é uma vitamina de origem animal. Em condições de alimentação natural, haveria naturalmente vestígios de vitamina B12 nos frutos e vegetais, bem como em fontes de água.

Contudo, com a utilização de pesticidas na agricultura moderna (incluindo na agricultura biológica) e com o tratamento da água, os veganos não podem contar com a ingestão natural da vitamina B12.

Quem ingere alimentos de origem animal não precisa usualmente de suplementos de B12, porque esses animais já tomaram eles próprios suplementos de B12 (porcos e galinhas são rotineiramente suplementados com B12) ou porque têm no intestino os micro-organismos que produzem B12 (como é o caso das vacas).

É completamente absurdo defender que é preferível explorar e matar animais que tomam suplementos de B12, apenas para pouparmos o trabalho de ingerirmos nós próprios um suplemento de B12.