Porquê Adotar o Veganismo?

Ovelhas
Foto por Sam Carter em Unsplash

Podemos passar uma vida inteira sem questionar as práticas ou tradições que seguimos, mesmo quando elas chocam com os nossos princípios.

Sempre te disseram que comer animais é necessário e natural e fazê-lo sem pensar duas vezes.

Na verdade, não precisas de nenhum alimento de origem animal para ser saudável e tão-pouco é natural que desligues a tua razão e compaixão quando te sentas à mesa.

Pintainho
Foto por Brenda Timmermans em Pexels

Os porcos, as galinhas e as vacas que exploramos e matamos são alguém com consciência do que é estar neste mundo, alguém que quer ser feliz e viver livre de sofrimento. Neste sentido, são alguém como nós.

Nada disto é uma revelação espetacular. Sempre soubemos que os outros animais são alguém digno de respeito, mas aprendemos a olhar para o lado.

Chegou a altura de olhar em frente. Podes decidir aqui e agora deixar de compactuar com esta atrocidade a que chamamos indústria pecuária.

Vaca
Foto por Kat Smith em Pexels

O veganismo é um conceito simples: significa não nos alimentarmos de outros animais, nem contribuirmos de nenhuma outra forma para a sua exploração, na media do razoável.

O veganismo não é nenhuma religião ou doutrina dogmática. Ser vegano é simplesmente tratar os outros animais com um mínimo de decência. É apenas bom senso.

Tal como respeitas os outros humanos, independentemente de gostares ou não deles, também há um mínimo de respeito que devemos aos outros animais.

Se a tua empatia te diz para não ignorares o sofrimento dos outros animais e se a tua razão te diz que é errado causar sofrimento desnecessário, por que esperas para colocar em prática aquilo em que acreditas?

Abraça o veganismo e vive a tua vida em acordo com os teus princípios.